top of page

Mindfulness: vivendo o aqui e agora.

Atualizado: 1 de abr. de 2020

Com origem no budismo, cada vez mais o Mindfulness vem ganhando o seu espaço na comunidade científica e, claro, dentro da Psicologia. É uma prática com estudos que comprovam a sua eficácia e, por isso, vem sendo amplamente utilizado como recurso para empresas, grupos e em terapia.



Atenção plena


O mindfulness diz respeito a habilidade que todo ser humano possui - em maior ou menor grau de desenvolvimento - de se manter consciente ao momento presente, ou seja, com uma atenção plena ao aqui e agora, sem julgamentos. Parece impossível? Calma! Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de técnicas e práticas de meditação específicas.


Você já se pegou tendo que reler as páginas de um livro pois, enquanto as lia, sua mente foi longe pensando nas contas do final do mês? Enquanto trabalhava, se pegou pensando em uma conversa difícil que teve, e isso lhe tirou todo o foco do trabalho, gerando aquele sentimento de culpa e ansiedade?


Os nosso pensamentos automáticos muitas vezes cruzam nossa mente em momentos inusitados, fazendo com que nos dispersemos daquilo que estamos vivendo no presente. É quase como se o nosso "piloto automático" estivesse constantemente ligado. Nesse ponto entra a ideia de que a prática das técnicas de mindfulness podem ajudar a desligar esse piloto automático, nos tornando mais conscientes e, assim, podemos aumentar nossa perspectiva em relação ao que vivemos.

Um exercício simples para começar a praticar

  1. Vá para algum canto mais tranquilo, com o menor número de distrações possível.

  2. Comece a respirar lentamente, por um período de 3 minutos.

  3. Procure manter o foco em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo, os movimentos que o seu corpo faz conforme isso ocorre. A ideia é esvaziar sua mente de outros pensamentos.

  4. Entenda que está tudo bem caso, em algum momento do exercício, sua mente "viaje". É natural, e parte do exercício é perceber que isso aconteceu, e gentilmente levar a atenção de volta à respiração. Não se culpe caso isso ocorra, apenas concentre-se em voltar o seu foco.

12 visualizações0 comentário
bottom of page